Como decidir por uma Franquia. Não deve ser escolhida por impulso; veja dicas de especialistas.
Para quem deseja abrir o negócio próprio,
escolher entre tantas opções de franquia não é tarefa fácil. Segundo
especialistas ouvidos pelo UOL, é importante selecionar um segmento com
que tenha afinidade e um modelo de negócio com investimento que caiba no
orçamento.
Avaliar os números de cada empresa,
como investimento inicial, faturamento e lucro médio mensal é imprescindível
para escolher um negócio que atenda às expectativas do franqueado. A dica vale,
também, para a feira. Especialistas orientam os empreendedores a serem
cuidadosos na escolha.
Esses dados são divulgados pelas
empresas no site da ABF (Associação Brasileira de Franchising) e na COF
(Circular de Oferta de Franquia).
O documento segue determinações da
Lei de Franquias e reúne todas as informações das redes como balanços,
operações abertas e encerradas nos últimos 12 meses, situação da marca junto ao
INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual) e ações judiciais que a
empresa possa ter.
"Algumas redes abrem outra
empresa, com outro CNPJ, quando se tornam franqueadoras, para não misturar
operações. Só que isso pode esconder pendências judiciais, por isso é
importante pesquisar a fundo", diz Mario Cerveira, advogado e professor do
curso de Gestão de Franquias, da FIA (Fundação Instituto de Administração).
Cuidados ao escolher uma franquia
Tempo de mercado
Verifique há quanto tempo a rede atua no mercado. Se a
franquia for nova, veja o número de unidades próprias. É por meio delas que a
franqueadora adquire experiência e conhecimento da área que irá transmitir
aos franqueados
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Pesquisa com franqueados
As redes são obrigadas a apresentar a COF (Circular de
Oferta de Franquia) para os interessados. O documento deve indicar endereço,
nome e telefone de franqueados e ex-franqueados. É importante ligar para o
maior número possível para saber sobre investimento, faturamento, tempo de
retorno e lucro
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Faturamento
Desconfie de número fantásticos. O ideal é avaliar mais de
uma franquia do setor que deseja ingressar para ver se os números são
similares. Segundo a ABF, o lucro varia de 10% a 15% sobre o faturamento
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Prazo de retorno
A ABF trabalha com o prazo de retorno de 18 a 24 meses
para microfranquias, que exigem um investimento mais baixo, e de 36 meses
para franquias, que necessitam de investimento maior
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Assinatura de contrato
O negócio só pode ser fechado após o prazo de 10 dias da
entrega da COF. O objetivo é evitar a assinatura por impulso. A COF informa o
número de franqueados ativos e inativos (nos últimos 12 meses), com telefone,
ações judiciais contra a empresa e estimativa de investimento, faturamento
etc.
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Franqueados podem comprovar números
Cerveira diz que a melhor maneira de
confirmar se os números e informações fornecidos pela franqueadora são
verdadeiros é conversando com franqueados. A COF contém uma lista de todos os
franqueados e telefones de contato. O interessado deve ligar para o máximo
possível de pessoas e tirar todas as dúvidas sobre a operação.
O candidato deve selecionar seguindo
critérios próprios, que podem ser uma região parecida com a sua em
concorrência, por exemplo, ou a distância em relação à matriz, para saber como
é o suporte. A franqueadora não tem como controlar as informações que são
passadas.
Marcus Rizzo, da consultoria Rizzo
Franchise, especializada em franquias, destaca a importância de conversar
também com ex-franqueados, principalmente se for uma microfranquia.
"As microfranquias fecham
muitas operações por falta de estruturação do negócio. O franqueado, muitas
vezes se decepciona por falta de suporte e orientação", declara.
Contrato pode ter pegadinhas
A minuta do contrato que será
assinado também vem com a COF, por isso, é importante analisar as cláusulas e,
se for o caso, negociar alterações. "Marcas novas devem ter contratos
enxutos, sem muitas multas, afinal o franqueado está sendo cobaia do
negócio", diz Cerveira.
A advogada Marina Bechtejew, sócia
do escritório KBM Advogados, especializado em franquias e varejo, diz que é
importante consultar um advogado com experiência em franquias, pois ele pode
ajudar a analisar cláusulas específicas deste mercado. Ela cita como exemplo a
existência de cláusulas que impedem concorrência.
"Se o franqueado já tiver outro
negócio no mesmo segmento e não informar a franqueadora, ele corre o risco de
ter o contrato rescindido e perder sua operação."
Tempo de mercado e unidades próprias
são importantes
Franquias com mais tempo de mercado
têm mais experiência na transferência de conhecimento sobre o negócio, mas pode
ser difícil encontrar um território livre para certas marcas.
Por outro lado, marcas muito
recentes, com menos de um ano, podem não conhecer a fundo a operação e não
identificar sazonalidades, por exemplo.
"O número de operações próprias
também pode demonstrar o nível de conhecimento sobre o negócio", diz o
consultor Marcus Rizzo.
Só assine contrato se tiver certeza
da seriedade da empresa
Para que o candidato tenha tempo de
avaliar todos os pontos necessários, a Lei de Franquias determina que o
contrato só pode ser assinado dez dias depois da entrega da COF. Se, ainda
assim, ele entrar em um negócio e perceber que as informações passadas pela
franqueadora não correspondem à realidade, ele pode processá-la.
"A franqueadora pode ter o
contrato anulado se for identificado que ela agiu de má fé. Mas, se o negócio
não der certo por fatores externos, como a alta dos alimentos, que impacta
diretamente as franquias de alimentação, não", diz Bechtejew.
Segundo a advogada, é bom priorizar
empresas filiadas à ABF, pois isso significa que ela está de acordo com a Lei
do Franchising e, se possível, franquias que possuam o selo excelência da
associação.