A procura por franquias de baixo
investimento tende a aumentar em períodos de crise, segundo Claudio Tieghi,
diretor de inteligência de mercado da ABF (Associação Brasileira de
Franchising). No entanto, ele diz que o preço não deve ser o principal ponto a
ser avaliado por quem procura uma oportunidade de negócio.
"Historicamente, a busca por
franquias aumenta em períodos de instabilidade econômica por se tratar de um
modelo de negócio já testado. As redes também procuram diminuir o capital
necessário para começar o negócio para se adequar ao cenário econômico, com
modelos compactos de lojas, quiosques e carrinho, por exemplo", diz.
Além disso, há as franquias que já
nascem com a proposta de baixo custo, principalmente as de serviços.
"Empresas de limpeza e conservação e de serviços digitais, que são uma
tendência, não exigem ponto comercial, por isso, o investimento é mais
baixo", afirma Tieghi.
Faturamento é menor, e gestão é
desafio
Por outro lado, o gasto médio dos
clientes dessas redes também tende a ser menor, de acordo com o especialista, e
o retorno do investimento pode demorar tanto quanto o de uma franquia
convencional.
"Esses negócios, em geral, exigem
dedicação integral do franqueado. Por isso, é importante escolher um ramo com o
qual tenha afinidade", diz o especialista.
É comum que o investidor, nesses
casos, não tenha experiência anterior em gestão, por isso, é importante ficar
atento aos treinamentos e ao suporte oferecido pela rede antes de assinar o
contrato.
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